Resenha Hemoglobina Literária e outros contos




Resenha feita para o Desafio Literário Livreando 2018 (DLL2018)
Categoria Fevereiro: Autor Brasileiro

Título: Hemoglobina literária e outros contos
Autor: Simone Athayde ♥️
Editora: Kelps
Páginas: 136
Ano da publicação: 2018
Gênero: Contos

Nota: 5/5


  "Há versos em minha garganta
   Sufocando-me.
   Há prosa em meu sangue,
   Hemoglobina literária,
   Letras no lugar de células.
   Há sinapses de palavras em meu cérebro,
   Neurolinguística.
   Sou toda lírica, épica, narrativa,
   Sou dramática."

Dramática - Simone Athayde, 2007


Simone Athayde é uma de minhas autoras mais queridas e sua nova publicação veio em momento oportuno para a categoria do desafio deste mês de autor brasileiro. Goiana, possui vários livros já publicados como Calipso e Ulisses, A descoberta de Tales e, um de meus preferidos, O aprendiz de Tiradentes.
Em sua nova obra, a autora navega em um novo gênero, reunindo dezenove contos independentes que, em suas poucas palavras, são capazes de cativar e surpreender o leitor.
E que surpresa foi essa! Esperava histórias leves e de fácil leitura mas o que recebi foi uma mescla de narrativas que se equiparam por sua capacidade de provocar a reflexão.

Já no primeiro conto do livro pude perceber que seu conteúdo extrapolaria o trivial. Com um final imprevisível, em O céu de aurora nos identificamos com a protagonista e seu doentio amor pela leitura (tema também abordado comicamente no conto homônimo do livro Hemoglobina Literária).
Flores Brancas, A Vida se vê na TV, Tressegundos, A morte na praia e Quando o fim do mundo chegou são extremamente realistas. Regado de ironia somos alertados nos dois primeiramente citados sobre o mal deste século, o perigo da tecnologia e suas múltiplas informações; do vício, do pessimismo e desvalorização do natural. A morte na praia aborda de uma forma quase que cantada este desrespeito ao mundo, às águas que outrora foram cristalinas e o fantasioso O Matador de Árvores também tem na natureza sua temática principal, com nosso protagonista sendo atormentado por sua profissão de desmatamento.

Tressegundos é dolorosamente realista. A autora aborda maravilhosamente a inexplicabilidade da mente humana e a dissociação encontrada entre situação atual e satisfação. Sem dúvida, um dos meus preferidos pela sua crueza e precisão em tratar de um tema tão contemporâneo.

"... o silêncio era uma coisa que o incomodava profundamente, porque o obrigava a pensar em seu próprio problema, a encará-lo, o que não suportava fazer de jeito nenhum. Por isso, evitava momentos mudos, fingia uma alegria que não sentia." - pág 101

Em O amor de Jorge e Romântico Demais vemos a ambiguidade do tema amor com a improbabilidade da união de Jorge e Fabiana versus um clichés esperado e doce de Maria Selma e Antônio Wilson. Curto, leve e divertido.
A autora inclui também uma dedicatória a Santos Dumont em Lembranças de Ícaro com a história do menino que conheceu o inventor dos aviões e uma bela homenagem a seu pai em Conto insignificante para uma pessoa (quase) comum - também um de meus preferidos pela sua beleza e saudosismo.

Há também histórias macabras que nos arrepiam pelo seu suspense. A ilha triste nos envolve de tal forma que nos deixa com gostinho de quero mais, O avistamento aborda a ideia extraterrestre de uma forma tão medonha que poderia facilmente ser transformado em filme e A pisadeira conta uma lenda folclórica horripilante (daquelas de não se ler antes de dormir!).
E ainda O homem, a ponte e a morte, A grande festa e Das sombras que contém uma crítica do real com alusão ao imaginário. O encontro do homem com sua terminalidade inevitável e sua tentativa de se excluir do restante do mundo. Acredito que muitos já desejaram, nem que seja por alguns minutos, a seclusão enfrentada por Jorge e sua família no divertido conto Apartamento 202.

Difícil sintetizar este livro em uma única palavra ou categoria. Hemoglobina literária e outros contos é uma obra eclética que satisfaz a todos os gostos. Apesar de ser sua última publicação, aconselho a leitura a todos que desejam se familiar com a escrita de Athayde, pois ilustra perfeitamente os inúmeros talentos literários da autora. 

Comentários