Resenha Paris para um e outros contos


Resenha feita para o Desafio Literário Livreando 2018 (DLL2018)
Categoria Janeiro: Livro com a capa branca

Título: Paris para dois um e outros contos
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 231
Gênero: Contos
Ano da primeira publicação: 2016

Nota: 5/5


Paris para dois um e outros contos é uma coletânea da querida Jogo Moyes escritos a partir de 2012 e reunidos em 2016 em um único livro. Composto por dez contos independentes, a autora britânica explora na obra diversas histórias românticas com um tema discretamente em comum: casamento. 

Paris para um é o maior e primeiro conto do livro. Nele conhecemos Nell, uma jovem inglesa que se vê sozinha em Paris quando o namorado lhe dá um bolo. Lá ela conhecerá Fabien, um aspirante a escritor, que lhe ajudará a se redescobrir em meio a um passeio no Sena, uma motocicleta e roupas francesas. Um dos mais charmosos contos da coletânea pra terminar de ler com um sorriso no rosto.

Entre os tuítes explora os perigos do anonimato digital. Comicamente irônico, o conto explora a tentativa de uma gerente de mídias digitais de melhorar a reputação subitamente desfeita de um pai de família.

Tarde de Amor envolve a dificuldade de Doug e Sara, casados há quatorze anos, de se aproveitarem como casal sem os filhos e as tarefas domésticas. Charmosamente realista.

Um pássaro na mão mostra a saia justa de Beth ao se encontrar com o ex Ben em uma festa. Um dos que eu menos gostei apesar do final bem elaborado.

Sapatos de couro de crocodilo, como um par de Louboutins por um dia podem mudar a vida de Samantha. 

Assalto é surpreendentemente maravilhoso! Uma hilariante história sobre um assalto a uma joalheria e o improvável diálogo entre a funcionária Alice e um dos encapuzados com uma meia-calça.

O casaco do ano passado conta o dilema de Evie ao apaixonar-se por um casaco além de suas capacidades financeiras.

Treze dias com John C aborda a infelicidade de uma esposa negligenciada que descobre em um celular alheio uma fonte de aventuras. Apesar do desfecho surpreendente, foi um dos que eu menos gostei.

A lista de Natal: uma esposa desesperada encontra em um taxista adorável conselhos para mudar sua vida.

Lua de mel em Paris: o conto mais lindo de todos! Nele vemos a ligação entre o casal Liv e David, em lua de mel em 2002, e os recém-casados Sophie e Édouard em 1912. No contemporâneo vemos a infelicidade de uma esposa com a falta de atenção do marido na própria lua de mel e como a história de noventa anos atrás entre uma vendedora e um pintor influenciam no desfecho do casal. Um conto extremamente belo. Meu preferido!

"- Veja como ele a pintou, Liv. Ele não quer que ela fique zangada. Ele ainda está olhando para ela. Perceba a ternura das pinceladas, o jeito como ele coloriu a pele dela. Ele a adora. Não suporta o fato de ela estar zangada. Não consegue parar de olhá-la mesmo que ela esteja furiosa com ele." 


Uma leitura rápida composta por desfechos sarcásticos, hilários e amorosos. Perfeito para quem quer se familiarizar com o tipo de escrita de Moyes ou pra quem deseja apenas um momento de distração. 






Comentários

Postagens mais visitadas