Resenha Convite para um Homicídio
Resenha feita para o Desafio Literário Livreando (DLL2018)
Categoria de Março: Escrito por uma mulher
Título: Convite para um Homicídio
Autor: Agatha Christie
Editora: Record
Páginas: 248
Ano da Publicação: 1986 (Original 1950)
Gênero: Romance Policial
Nota: 4/5
"Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação." - pág 4
Esta categoria do desafio foi muito fácil já que a grande maioria dos livros que li este ano foram escritos por uma mulher. Assim, para me estimular, resolvi ler um livro de uma grande escritora do século passado que, apesar de saber muito a respeito, ainda não tinha lido nada seu. Mais conhecida como Rainha do Crime, Agatha Christie possui mais de cinquenta obras publicadas.
Escolhi Convite para um Homicídio como minha primeira leitura da autora pois percebi que possuía duas edições do mesmo na estante e o título é bem atrativo. Este é o quinto volume da série Miss Marple, romances policiais que contam com a ajuda da velhinha mais esperta de todos os tempos. Por serem livros independentes, não compromete a leitura lê-los fora de ordem.
Nesta obra conhecemos uma porção de personagens com características únicas que os tornam inocentes e culpados ao mesmo tempo. Após a leitura no jornal local Gazette do convite a uma suposta brincadeira famosa na época vários curiosos se concentram em Little Paddocks, casa de Letitia Blacklog, para participar da "aventura". Mas poucos esperavam tamanha excitação ao serem surpreendidos pelas luzes sendo subitamente apagadas, um homem entrando com uma lanterna, atirando por duas vezes contra a dona da casa e caindo morto no chão (acidente? suicídio?). Após as luzes se acenderem fica a dúvida geral: por que alguém gostaria de matar Ms Blacklog?
É aí que entra o inspetor Craddock e o sargento Fletcher para descobrir quem é o assassino (seria mesmo Rudi Scherz, o estrangeiro que acabou morto ou tinha alguém agindo junto com ele?) e qual foi o motivo? Tentativa de assalto? Mas não tinha nada de valor na casa... tinha?
Para ajudar os policiais uma peça chave entra em cena: Miss Jane Marple, a típica vovó inglesa na aparência porém bastante audaz.
"... parecia ser bastante idosa. Seus cabelos eram muito brancos; sua pele, enrugada e rosada. Seus olhos eram extremamente azuis, suaves e inocentes. Estava coberta de lã até o pescoço, envolto no xale de bordas rendadas, e até as mãos, ocupadas em tricotar um cobertor de criança." - pág 76
Juntamente com sua ajuda, o inspetor revirará todos os vizinhos de Little Paddock para descobrir quem tentou matar Letitia. Em uma época pós-segunda guerra observamos por muitas vezes na leitura o marco que este evento foi, através de uma desconfiança generalizada aos não-ingleses, a perda de dinheiro com a inflação mundial e as mulheres buscando sustentar os filhos após a perda dos maridos nas batalhas.
"Quem está atrás de dinheiro por motivos egoístas, pelo menos não tem ilusões sobre si mesmo. Mas, quando a gente começa a fingir, a imaginar que fará coisas boas com o dinheiro, então não é tão difícil de se convencer que não faria grande diferença matar alguém..." - pág 137
Agatha Christie provou o motivo de ser considerada a Rainha do Crime nesta leitura. Por várias vezes achei que tivesse resolvido o mistério apenas para me provar errada páginas depois. Apesar de ter desconfiado da pessoa certa, eu nem imaginava seus verdadeiros motivos. As inúmeras pistas ao longo do livro servem apenas para nos incitar a desconfiança sem permitir que matemos a charada antes do inspetor Craddock.
"Pessoas fracas e bondosas são, frequentemente, muito perigosas. E, se acham que a vida lhes deve alguma coisa, isso geralmente destrói todos os seus princípios éticos" - pág 225
Um verdadeiro page turner que me permitiu reconhecer o valor de Agatha Christie e ansiar por conhecer suas outras obras.
Obs: A HarperCollins lançou uma coleção maravilhosa com alguns de suas melhores publicações em boxes coloridos. Perfeito para quem deseja conhecer a autora e preza uma boa capa e edição.
Comentários
Postar um comentário