Resenha Quando a noite cai
Resenha feita para o Desafio Literário Livreando 2018 (DLL2018)
Categoria de Abril: Livro nacional
Título: Quando a noite cai
Autor: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 445
Ano da Publicação: 2017
Gênero: Chick Lit
Nota: 5/5
"É natural do ser humano lutar. E, sempre que nos sentimos ameaçados, acuados, amedrontados ou feridos, nós atacamos, porque é o jeito mais fácil de mascarar a dor. Perdoar exige muito mais: mais bravura, mais coragem, mais força."- Pág 410
Sou fã dos livros de Carina Rissi mas acredito que, de todos que já li, este seja o melhor!
A autora mistura em um mesmo livro as duas categorias literárias que mais amo: Chick Lit e Romance de época.
Nesta história conhecemos Briana Pinheiro, uma jovem de vinte e três anos que, por sua mania de trazer "má sorte" não consegue se manter em nenhum emprego e como as financias da família se encontram em queda, não trabalhar é simplesmente inaceitável. Seu consolo vem então quando a noite cai e seus sonhos preenchem sua mente. Desde que completou dezoito anos, Briana sonha que ela é uma princesa medieval que se envolve com o aldeão guerreiro Lorcan O'Connor.
Tentando aceitar que está apaixonada por um personagem de sua cabeça, Briana vai em mais uma entrevista de emprego e acaba descobrindo que já conhece seu futuro chefe Gael: ele exatamente igual ao homem dos seus sonhos!
Como então aceitar que a pessoa com mesma fisionomia, sobrenome e tatuagem não seja apenas fruto de sua imaginação? E como impedir que apaixone-se pelo guerreiro de carne e osso?
Não é a toa que a dedicatória de Rissi desta obra seja primeiramente para autora Marian Keyes. Nota-se nesta narrativa várias similaridades com a escritora irlandesa (a começar pelas terras gaélicas como cenário); seus diálogos cômicos e os infortúnios vividos pelos protagonistas são bem semelhantes com as obras de Keyes e também tão bem escritos quanto.
No começo da leitura me peguei torcendo para que a personagem fosse logo dormir e seguisse com o romance da princesa Ciara e Lorcan mas à medida que a narrativa se desenrola me encontrei cada vez mais encantada com Gael e seu envolvimento com Briana. Rissi escreve uma das mais belas declarações que já li.
A obra é composta com a medida certa de romance e mistério que nos prendem do começo ao fim. Fechei o livro com certo pesar por já haver terminado e permaneço na esperança de que haja uma continuação.
" O amor encontra alegria na felicidade do outro, porque não é feito de posse, de matéria, mas de abnegação e doação."
Comentários
Postar um comentário