Resenha Then Came You


Resenha feita para o Desafio Literário Livreando 2018 (DLL2018)
Categoria Maio: Com romance de época

Título: Then Came You (Então veio você, tradução livre)
Autor: Lisa Kleypas
Editora: Avon Books
Páginas: 368
Ano: 1993
Gênero: Romance de Época

Nota: 3,5/5

Romance de época é um dos meus gêneros literários favoritos. Especialmente as histórias do período regencial inglês são meu passatempo preferido de distração da rotina exaustiva.
A série As Quatro Estações do Amor da mesma autora foi uma das minhas primeiras leituras deste gênero; portanto quando vi este livro em um sebo, logo o adquiri.

Then Came You conta a história de Lily Lawson, uma mulher impulsiva e insubmissa que vive às margens da sociedade nobre inglesa. Quando ela descobre que sua irmã Penelope irá se casar com Lord Alex Raiford, ela decide intrometer-se e salvar sua irmã de uma vida presa a um homem tão frio. Mas logo ela descobrirá que Alex, assim como ela, não é bem o que aparenta ser.
Quase desisti da leitura devido às primeiras cenas da protagonista, porém logo percebi que Lily Lawson vai além da sua fachada de moça rebelde. Ela esconde segredos e dores que a transformaram do jeito que é e aprendi a gostar muito dela ao longo do livro. Já Alex Raiford é aquele tipo de personagem que o cativa desde a sua introdução e o romance dos dois foi crível e belo. 

Kleypas tem uma ótima habilidade de enredo, capaz de nos prender até a última página. Entretanto, não gosto muito desta tendência atual de reproduzir o século XIX de uma forma excessivamente erotizada, com as regras facilmente quebradas e esquecidas. Acredito que parte do charme dessas histórias são perdidos dessa maneira, talvez por ter um grande amor pelas verdadeiras obras deste período e por achar desnecessário cenas sexuais tão descritivas. 

Creio que a história seria igualmente ou até mesmo mais atrativa sem o cunho erótico. Lisa Kleypas, assim como suas semelhantes Sarah McLean, Loretta Chase e Elisabeth Hoyt, excede-se com este tipo de conteúdo em suas histórias. Neste sentido, prefiro a forma de escrita de Julia Quinn e Julie Garwood.

Contudo este é um ótimo romance recheado de enigmas capazes de conquistar qualquer amante do gênero.


Comentários

Postagens mais visitadas