Resenha The Third Twin
Resenha feita para o Desafio Literário Livreando 2018 (DLL2018)
Categoria Julho: Livro com a capa laranja
Autor: Ken Follett 💛
Editora: Fawcett
Páginas: 480
Ano: 1996
Gênero: Suspense
Nota: 4/5
Quem acompanha minhas resenhas já sabe que Ken Follett é um de meus autores preferidos. Geralmente leio seus romances históricos e foi mais recentemente que descobri que o autor galês também possui algumas publicações de suspense.
Este é o segundo livro deste gênero que leio e, assim como o outro Tempo Fechado, gostei bastante da leitura porém mais pelas características da escrita de Follett do que pela história em si.
Na minha opinião o autor é simplesmente brilhante em suas obras históricas e talvez pela alta expectativa seus suspenses não me cativaram tanto.
Em The Third Twin conhecemos Jeannie, uma jovem cientista que trabalha na Jones Falls University sob orientação do inteligente Berrington Jones. Após criar um algoritmo para encontrar gêmeos idênticos criados em ambientes diferentes ela conhece Steve Logan, um jovem que até então desconhecia possuir um irmão. Juntos eles decidem investigar melhor seu nascimento e descobrem com isso uma rede de crimes científico-governamentais que colocam suas vidas em risco.
O que mais me agrada nas obras de Follett são seus vilões e anti-heróis. Ele tem uma capacidade excepcional de criar personagens extremamente inteligentes que mesmo odiando-os não podemos deixar de admirá-los. Além disso sua narrativa distinta flui de uma maneira que as volumosas obras podem ser finalizadas rapidamente, nos deixando sempre com um gostinho de quero mais no final. Amo também o fato de ter sempre um casal improvável em seus livros que pelo ótimo desenvolver romântico nos faz vibrar por eles.
Entretanto pela primeira vez pude identificar alguns erros na narrativa que, apesar de não comprometer o conteúdo, me impediram de amar o livro. Talvez pelo cliché do tema o grande mistério foi relativamente óbvio desde o início apesar de o esmiuçar da história ter sido interessante. O livro me relembrou um ótimo suspense de Scott Turow que também aborda o tema de gêmeos no ambiente político: Identical (que admito possuir um enredo mais envolvente).
Descobri recentemente que existe uma adaptação televisiva de mesma época da publicação do livro. Acho que dificilmente algum ator seja capaz de captar a essência dos personagens follettianos mas talvez valha a pena checar quem não for muito leitor.
Comentários
Postar um comentário