Resenha Treze à Mesa
Resenha feita para o Desafio Literário Livreando 2018 (DLL2018)
Categoria Setembro: Autor nascido em setembro
Título: Treze à mesa
Autor: Agatha Christie (15 de setembro de 1890)
Páginas: 253
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 1933 (esta edição: 2016)
Gênero: Romance Policial
Nota: 4/5
"A testemunha categórica deve ser sempre tratada com reserva, meu caro. A testemunha hesitante, que não recorda bem, não tem certeza, pensa um instante... ah! Sim, foi isso mesmo que aconteceu... merece uma confiança infinitamente maior!" - pág 124
Desde que comprei uma coleção de livros de Agatha Christie, ler seus romances policiais tem sido um prazer meu. É incrível a contemporaneidade da sagacidade de seus personagens.
Este é um dos romances policiais (o nono na verdade) cujo personagem principal é o detetive Hercule Poirot. Ainda não havia lido nenhum dos livros desta série mas já adorei a descrição do Monsieur Poirot com a cabeça de formatura estranho, nariz pontudo e o famoso bigode.
Nesta obra, quem conta-nos a desventura dos fatos em primeira pessoa é o companheiro do monsieur: o Capitão Hastings.
Poirot intriga-se com a morte do marido da famosa atriz Jane Wilkinson, dias após a mesma lhe confessar que preferia seu cônjuge morto se não aceitasse conceder-lhe o divórcio. Seria Jane capaz de tamanho escândalo? Matar o marido Lord Edgware com uma faca na nuca dentro da sua própria biblioteca? Mas se não for ela quem poderia ser? A filha taciturna Geraldine? O mordomo recentemente contratado? A secretária Caroll? Ou o amante de Jane, o Duque de Merton? E qual o motivo de tamanho atrevimento?
Amo como Christie é capaz de me deixar duvidando até o último minuto quem é o verdadeiro assassino e, principalmente, qual seria sua motivação. Sempre fui fã de suspense policial pois adoro esta busca por pistas e tentativa de encaixar as peças. As obras de Christie em especial são ainda melhores pois caracterizam bem inúmeros personagens, cada qual com seu motivo e mistério suficiente para nos deixar receosos.
Este não foi meu livro preferido de Christie mas ainda tenho muitos outros da autora para comparar.
Recomendo seus romances de olhos fechados a qualquer um. Sempre uma deliciosa surpresa!
Comentários
Postar um comentário